segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O que é o Gesac?


    Coordenado pelo MiniCom, por meio do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, em parceria com outros órgãos e entidades, o Gesac oferece ferramentas em tecnologias para a informação e comunicação (TICs), recursos digitais e capacitação por meio de uma plataforma de rede, serviços e aplicações, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.
   Criado há mais de oito anos, o Gesac busca disseminar meios que permitam a universalização do acesso às informações e serviços de governo eletrônico. O Programa é voltado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todos os estados brasileiros, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso.
    Para oferecer uma alternativa de acesso ao computador e à internet, o Gesac e seus parceiros disponibilizam a infraestrutura fundamental para a expansão de uma rede. Milhares de brasileiros passam a dispor de equipamentos de informática e, ainda, do acesso à internet. É a oportunidade de inserção no mundo das tecnologias de informação (TICs) e comunicação por meio de uma iniciativa governamental pública, gratuita e democrática.
 Para obter acesso à internet via conexão Gesac, os estabelecimentos devem estar vinculados a uma Instituição Responsável (IR) que tenha assinado Acordo de Cooperação com o MC. Deste modo, são as IRs* que devem encaminhar ao MiniCom os estabelecimentos a serem atendidos pelo Programa Gesac. 

Por exemplo: no caso de uma escola que tenha interesse na conexão Gesac, o Ministério da Educação se configura como a Instituição Responsável pelo envio da proposta ao MC.

A proposta de adesão ao Programa Gesac, a ser encaminhada ao MiniCom, deve estar de acordo com a Norma Geral do Programa Gesac.

É interessante informar na proposta os seguintes tópicos:
* Objetivo do projeto;
* Público-alvo (alunos de escola, militares, tribo indígena, etc.);
* Infraestrutura a ser disponibilizada;
* Benefícios para a comunidade contemplada.

Por se tratar de um programa de inclusão digital que possui foco também na inclusão social das comunidades afastadas, é um programa aberto a todos.

Nenhum comentário: